Akhenaton - Faraó

Estátua de Akhenaton
Akhenaton teria nascido por volta de 1350 a.C. Desde pequeno, revoltava-lhe a idéia de guerrear e matar, mesmo após várias tentativas de seu pai, o faraó Amenófis III. Assumiu o Egito como faraó, aos 15 anos de idade e casado com Nefertiti, teve seis filhas: Meketaton, Ankhesenpaaton, Neferneferuaten Tasherit, Neferneferure e Setepenre. Ele também possuia algum tipo de deficiência, denominada Síndrome de Marfan .
No quinto ano do seu reinado, troca o seu nome, passando a se chamar Akhenaton e cria a crença no “Deus Único”, onde um só Deus deve ser cultuado, abolindo o politeísmo existente na época. Esse fato gera uma revolução no Egito, principalmente aos sacerdotes, que enriqueciam cada vez mais com o culto a vários deuses, incluíndo aí “Amon”. O Deus agora cultuado se chama “Aton”, representado pela figura do Sol.
Akhenaton cria a cidade de Akhetaton, uma cidade livre para cultuar o deus Aton e onde o faraó modela uma vida digna para todos os seus habitantes. Transforma-se também na nova capital do Egito.

Este foi um dos maiores faraós que o Egito já viu. A sua maior preocupação era com o bem-estar do povo, para que tivessem uma vida digna. Por causa disso, esqueceu-se um pouco da administração do Império, deixando que os bárbaros invadissem as terras conquistadas pelo Egito, enfraquecendo o seu poder político e o número de “governadores” que lhe seguiam.
Já no fim da vida, ordena que o general Horemheb saia em defesa das terras tomadas pelos bárbaros. Horembeb mais tarde, após a morte de Akhenaton, se tornaria faraó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário